Você já sabe que o Marketing Digital vem evoluindo a cada dia, agora o que talvez não tenha chegado ao seu conhecimento é que ele pode ser muito útil para sua empresa, prospectando novos clientes e aumentando, claro, o seu lado financeiro! Conheça a parte 2 do nosso Guia Prático das Tendências de Marketing Digital & Performance para 2019 e comece com o pé direito no sucesso!
Comunicação Simples, Direta e com Valor de Marca
Em um mundo onde os usuários prezam pela informação, todas as marcas buscam se destacar para que possam ser reconhecidas e assim, conquistar novos clientes.
Para que você consiga ter fundamento e a confiança dos internautas, é essencial criar uma comunicação simples, direta e que converse com os valores adotados na estratégia.
Além disso, no que se refere aos brand persona, deve-se evitar a arrogância para impor algo que você, dono da empresa ou redator, acredita e comece a buscar por aquilo em que o consumidor deseja.
Deve-se ter empatia, pois somente assim, você pode criar uma conexão sincera e verdadeira com o consumidor.
Dicas para uma comunicação clara e direta
✓ Seja direto: Atenda todas as necessidades do cliente, seja claro e atenda aos desejos do consumidor, para que assim, o relacionamento seja de “mão dupla”;
✓ Trabalhe com palavras-chave: Aquelas que têm um bom volume de busca é uma forma de manter uma comunicação bem entendida;
✓ Invista no posicionamento de sua marca: seja em outros canais, também é importante mostrar o bom trabalho com depoimentos de autoridade etc;
✓ Sua comunicação é essencial: Ela deve agregar valor, assim, destacando seus pontos fortes de forma inteligente;
✓ Utilize a Call-To-Action (CTA): Afinal, é fundamental para canalizar a comunicação e atingir um objetivo de marketing.
DICA: Quando a estratégia é bem feita, pode acontecer a redução de 62% no Custo por Lead com um novo criativo mais simples e objetivo 🙂
SEO continua em alta e conquista novos mercados
Com a transformação digital, o mercado entende a importância das estratégia de SEO.
O SEO (Search Engine Optimization) está começando a ganhar espaço no Marketing e na Comunicação, que entende essas técnicas e estratégias com a oportunidade de se posicionarem na mente do consumidor e, consequentemente, fortalecer a sua marca.
Outra coisa que auxilia o SEO, é que as empresas amadurecem a transformação digital que ajudam no crescimento do canal orgânico. Muitos executivos percebem que, além desses resultados, o SEO impacta na performance digital como um todo e, por isso, está cada vez mais presente em sua estratégia digital.
Principais benefícios do SEO
✓ Segundo dados da Conversion, a busca orgânica possui 77% mais confiança que os links patrocinados;
✓ A busca orgânica serve para o consumidor tirar dúvidas e formar opinião sobre produtos e marcas;
✓ Segundo a Trust Barometer, muitas pessoas confiam mais em resultados de mecanismos de busca do que na opinião de amigos, jornais e redes sociais;
✓ A busca orgânica é um dos canais principais de tráfego para a maioria dos sites no Brasil;
✓ O consumidor reconhece uma marca bem posicionada organicamente nos mecanismos de busca para a liderança de mercado.
Gestão Estratégica de Mídias Pagas
A Gestão de Mídias Pagas deve estar alinhada aos Objetivos da Jornada do Consumidor, afinal, mesmo que não seja novidade para ninguém, as mídias pagas como Google, Social Ads, Display, Retargeting, Programática, Native etc, devem manter a performance digital funcionando em seu melhor estado e trazer constantemente inovação desses canais.
DICA: Os planos de mídia são uma ferramenta crucial para um planejamento de marketing até porque, com elas, é possível criar um relacionamento maior com o consumidor 😉
Insights sobre Mídias Pagas
✓ Mensure os seus resultados de Search isolando termos genéricos e branded keywords;
✓ O tráfego de links patrocinados em buscadores é extremamente qualificado, mas essa pessoa tende a comparar mais concorrentes;
✓ Segundo o Google, o criativo dos anúncios é responsável por 75% dos resultados;
✓ Facebook Ads é a mídia mais eficiente para geração de leads a baixo custo;
✓ Já o Social Ads é uma das mídias que mais contribuem para a criação de demanda;
✓ Trabalhe sempre com planos de mídia que contemple a jornada do seu consumidor.
Integração de Busca Orgânica e Links Patrocinados
Em busca da melhora da performance digital, as marcas procuram sempre aumentar sua eficiência. O Marketing em buscadores, seja de forma orgânica ou paga, é responsável por mais de 50% das visitas a sites de e-commerce no Brasil, segundo o levantamento da Conversion.
As integrações entre o SEO e Links Patrocinados podem ser as mais diversas. Desde a redução dos custos, como o SERP Domination, que consiste em ocupar o máximo de espaço nos resultados de busca, com resultados orgânicos e pagos.
Estratégias de Integração de SEO & Links Patrocinados
✓ Otimize em SEO, as palavras mais caras em mídia paga;
✓ Além disso, procure listar palavras mal posicionadas em SEO, e procure comprá-las em mídias pagas;
✓ Mantenha objetivos de performance; em resultados orgânicos, conteúdos informacionais;
✓ Trabalhe para sua marca ser mencionada em sites grandes que estão posicionados em primeiro, segundo ou terceiro lugar no Google, seja pelo conteúdo ou por troca de links (Link Building).
O Marketing Viral
Para se entender o que é o Marketing Viral, é preciso entender que todo material que contenha publicidade deve-se conter uma estratégia que envolva o encorajamento das pessoas para que elas possam passar a mensagem adiante. Conseguiu entender?
Se caso não, sem problemas, você já ouviu falar do serviço de e-mail gratuito?
Então, ele é tão popular que muitas pessoas (inclusive você) possuem o acesso da caixa de entrada, saída, enviados etc. Não é?
Só que quando tudo isso começou? A partir do momento em que você decidiu clicar no famoso “Gmail – email da Google”, por exemplo.
Com uma única frase, um convite feito no rodapé de cada mensagem enviada, sua conta já foi criada e você já tem um e-mail, simples, né?
Agora, imagine que você não tem nenhum e-mail e deseja criar uma conta. Dá vontade de clicar e começar a conta imediatamente? Agora imagina que uma pessoa envia dez mensagens por dia.
Dez novos clientes em potencial. Se apenas dois morderem a isca, já temos mais duas contas @gmail.com enviando também dez emails por dia, com convites no rodapé… e assim o ciclo aumenta.
O Marketing Viral só funciona quando o produto ou serviço atende às expectativas do cliente. E mais do que de graça, ou pago, é necessário que o público-alvo entenda o valor do que é oferecido pela marca como algo de interesse para o seu investimento (dinheiro, tempo etc.).
Por isso, o Marketing Viral vem se tornando uma das peças chave para o sucesso. Até porque, com o crescimento de internautas e usuários nas redes sociais, como o Instagram, essa estratégia se tornou eficiente para fazer o antigo marketing “boca a boca” funcionar.
Segundo a Nielsen, 71% dos usuários que tiveram uma boa experiência nas mídias sociais recomendam a outras pessoas 😉
A novíssima Geração de Social Media
A cada dia, muitas pessoas estão se conectando mais em algum tipo de comunidade onde, seja por meio do Facebook, Twitter, Instagram, Google +, Flickr, Linkedin ou tantas outras redes sociais existentes. Por meio dessa interação, podemos entender que as redes sociais são um dos principais canais de uma marca, não é mesmo?
Esse é um mercado onde o Marketing Digital vem crescendo fortemente, e empresas decidem colocar suas marcas e produtos na internet para obter o resultado esperado. Para atingir seu objetivo, é importante que você entenda como que as redes sociais influenciam e convencem as pessoas.
É preciso entender como a sua audiência gosta de interagir com o conteúdo, seja ele texto, áudio ou visual é essencial para a sua estratégia de marketing de conteúdo.
DICA: Você pode usar infográficos, apresentações, capas de eBooks, documentos, vídeos e qualquer outra mídia visual para promover os seus produtos e serviços 🙂
Dicas de Social Media
✓ Muitas vezes, é preferível fazer poucos posts de qualidade a fazer muitos sem grande apelo;
✓ É recomendado fazer posts do dia a dia, chamados de Always On, e posts especiais de forte apelo e tratados como campanhas (Outubro Rosa, Novembro Azul etc);
✓ A página da marca pode ser tão importante quanto a de seus clientes e influenciadores.
O Grupo IPub sempre procura os melhores serviços para te auxiliar a conquistar o topo das vitórias dentro do mundo do Marketing Digital. Caso queira conhecer nossos serviços, entre em contato, adoraríamos tomar um café e discutir ideias com você! 🙂
Essa foi a segunda parte do nosso Guia Prático das Tendências de Marketing Digital & Performance, para conferir a primeira parte, só clicar aqui! No mês que vem postaremos as outras duas últimas etapas. Até o próximo!