O Marketing de Conteúdo é uma ramificação do marketing tradicional que se concentra no envolvimento com o cliente a longo prazo. Ele não visa somente a venda de serviços e produtos, mas também a criação de conexões fortes (e até emocionais).
Ele é eficaz porque as suas conexões são tão fortes que levam negócios com os clientes por muito mais tempo (fidelizam) e ainda promovem o marketing “boca a boca”, que é quando os clientes falam bem da marca para pessoas que ainda não são clientes.
Seu diferencial
A diferença do Marketing de Relacionamento com o Marketing tradicional é que ele não se concentra no aumento de vendas individuais.
No Marketing tradicional, um cliente pode estar convencido de selecionar essa marca de uma vez, mas sem uma forte estratégia de Marketing de Relacionamento, o cliente pode não voltar para essa marca no futuro.
Por isso esse tipo de marketing está começando a desempenhar um papel mais importante para muitas empresas.
Como aplicá-lo?
O Marketing de Relacionamento envolve uma variedade de estratégias e tecnologias combinadas que ajudam a promover um relacionamento mais profundo e duradouro com clientes atuais e potenciais.
Ele se baseia nos princípios do gerenciamento de experiência do cliente (CEM), que se concentra em melhorar as interações dos clientes para promover uma melhor fidelidade à marca.
Embora essas interações ainda possam ocorrer pessoalmente ou por telefone, grande parte do Marketing de Relacionamento e a CEM levou para o universo online.
Ouça seus clientes
Todos os negócios dizem que fazem isso, mas nem todos seguem ou aplicam o que ouviram. Ouvir e responder a elogios e críticas pode ser muito benéfico (mesmo queixas podem ser uma benção disfarçada). As pessoas adoram saber que foram ouvidas – muitas vezes, elas só querem que alguém se preocupa com elas.
Com isso você garante que seus clientes se sintam valorizados. Além disso, se você aprender o que as pessoas adoram ou não sobre você, pode aproveitar os comentários para melhorar seu negócio.
Dê aos seus clientes informações gratuitas
O que é melhor do que coisas de graça? Quase nada. Seus clientes estão buscando informações sobre seus produtos. Eles têm perguntas. Dê-lhes respostas! Identifique os tópicos e os interesses dos seus clientes. Então, crie algo legal em torno desses tópicos e dê acesso gratuito à eles.
Redes Sociais
Com a abundância de informações na Web e o uso agressivo das mídias sociais, a maioria dos consumidores espera ter acesso fácil e personalizado aos detalhes sobre uma marca. Hoje, o Marketing de Relacionamento envolve a criação de uma comunicação bidirecional fácil entre os clientes e os negócios, rastreando as atividades dos clientes e fornecendo informações personalizadas a eles com base nessas atividades.
CRM Social
As ferramentas de CRM social ajudam a ampliar o Marketing de Relacionamento na esfera das redes sociais, permitindo que as empresas monitorem e respondam mais facilmente às questões dos clientes. o que, por sua vez, ajuda a manter uma melhor imagem de marca.
Ficou com alguma dúvida sobre o Marketing de Relacionamento? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em responder.